Uso do BIM será obrigatório a partir de 2021 nos projetos e construções brasileiras

COMUNICADO

Governo estabelece metas e prazos para implementação do BIM – Decreto nº 10.306 de 2 de abril de 2020. Complementarmente ao decreto, foi publicado o documento Construção Inteligentepelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), no qual são detalhados objetivos, ações, responsabilidades, metas e compromissos para a efetiva difusão desse novo paradigma da indústria da construção.

A tecnologia Building Information Modelling deverá ser utilizada no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia

   De acordo com o Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, a partir de janeiro de 2021, o Building Information Modelling (BIM ou Modelagem de Informações da Construção) deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

A proposta da Estratégia BIM BR é que a exigência do BIM nas compras do Poder Público seja feita de forma escalonada, para conferir tempo de adaptação ao mercado e ao setor público.

 Assim, os prazos para implementação foram divididos em três etapas:

– A partir de janeiro de 2021:  a exigência de BIM se dará na elaboração de modelos para a Arquitetura e Engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica a partir desses modelos;

– A partir de janeiro de 2024: os modelos deverão contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução da obra, na orçamentação e na atualização dos modelos e de suas informações como construído (“as built”), além das exigências da primeira fase.

– A partir de janeiro de 2028: passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância, nos usos previstos na primeira e na segunda fases e, além disso, nos serviços de gerenciamento e de manutenção do empreendimento após sua conclusão.

O uso dessa tecnologia vai beneficiar a Construção Civil. Os projetos serão melhor desenvolvidos e as construções terão mais qualidade. O setor sofrerá com menos desperdício e retrabalho, o que vai fazer com que o uso do recurso público envolvido seja melhor aproveitado.

Com essa ação, a expectativa é de uma redução de custo que pode chegar a 20%, de acordo com estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O mesmo aconteceu na década de 1980, quando a tecnologia CAD (Computer Aided Design) veio ao Brasil. A transição não foi simples, mas hoje é possível perceber quão forte é sua utilização no mercado, depois que os profissionais da construção passaram por capacitação. No caso do CAD, ele permite apenas que se crie representações de elementos construtivos, e não uma simulação virtual completa da obra como é no BIM.

 

O que é BIM?

O BIM nada mais é que uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada. Esse conjunto de informações vai desde o modelo em si da edificação até seu orçamento. Isto é, acompanha a obra em todo o seu ciclo de vida.

A tecnologia BIM permite criar digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção. Os modelos oferecem informações detalhadas de cada parte de um projeto, o que possibilita melhor análise e controle. Com o BIM, também é possível integrar softwares de diferentes fabricantes para que eles possam “conversar” entre si usando uma linguagem comum e aberta.

Além de integrar todos os dados em um único local, o seu uso também facilita o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção.

Esses profissionais podem inclusive trabalhar no mesmo projeto e ao mesmo tempo. Desde Arquitetos, Engenheiros, Projetistas, Fornecedores de Materiais, Gerentes Ambientais e clientes. Assim, todos podem interagir com o projeto de um edifício, gerando maior valor agregado.

A tecnologia BIM minimiza erros que seriam comuns no processo de projeto em 2D, por exemplo. Com o BIM, constrói-se maquetes eletrônicas, obtendo plantas, cortes e vistas. É possível simular como ficará cada detalhe estrutural da construção.

A tecnologia é tão eficaz que fornece informações aprofundadas de cada parte da evolução de um empreendimento. Além de permitir a atualização no modelo em tempo real.

Como começar a implementar o BIM?

Com todas as facilidades que o BIM traz, é natural querer que estes processos tão inteligentes façam parte do seu dia a dia também – mesmo porque, com a divulgação da metodologia e as exigências legais, a cada dia o BIM estará mais presente no meio AEC. É você quem escolhe quanto tempo vai levar para se atualizar!

A metodologia pode ser aplicada tanto à estrutura geral do seu trabalho, quanto a um projeto específico, o que pode ajudá-lo a começar a ter contato com BIM. Para facilitar este processo, Autodesk qualificou empresas como a CGK Tecnologia para entendimento e atendimento da metodologia BIM.

QUER DAR SEU PRIMEIRO PASSO EM DIREÇÃO À METODOLOGIA BIM?

BIM

Entre em contato com nossos especialistas técnicos e engenheiros, que irá te ajudar a analisar como sua empresa está preparada e o que você quer alcançar com o BIM!

Realizaremos um mapeamento inicial para definir quais são seus objetivos, como serão os processos depois de adotar a metodologia, como deverá ser o comportamento da rotina, entre outras questões importantes de planejamento!

autodesk@cgk.com.br

4007-2161

Capitais e Regiões Metropolitanas

+55 51 3392-6100

Demais Regiões

Saiba mais sobre: As dimensões do BIM e seus benefícios.

Assuntos relacionados

Criatividade & Multimídia
Carlos Zanetti

Adobe MAX

Você ouviu direito. O registro do MAX 2020 está aberto. A conferência de criatividade deste ano é virtual, totalmente gratuita e repleta de 56 horas de inspiração e aprendizado ininterruptos. Com demos de conteúdo ao vivo, alto-falantes luminosos, Sneaks, aparições de celebridades e apresentações musicais, esta é uma experiência imersiva que você não quer perder. Você pode estar se perguntando: por que devo me inscrever agora? O que eu estaria perdendo? Qual é o truque? Temos a análise para você abaixo.

Leia mais »
Comunicação
Carlos Zanetti

CGK Tecnologia anuncia parceria com Autodesk no Brasil

A CGK Tecnologia, uma das maiores revendas de softwares globais de tecnologia, anuncia em Setembro uma parceria de Revenda Autorizada Autodesk.
Autodesk é líder em software 3D de projeto, engenharia e entretenimento, a Autodesk desenvolve soluções que ajudam as pessoas a imaginar, projetar e criar um mundo revolucionário de opções.

Leia mais »
Direitos Autorais sobre Imagens
Banco de Imagens
Carlos Zanetti

Como Funciona os Direitos Autorais sobre Imagens

Com as imagens cada vez mais necessárias para chamar a atenção dos leitores e gerenciar seus projetos de design, os termos usados na indústria fotográfica são difíceis de entender para o usuário novo ou experiente. Se você estiver no setor, esses termos serão entendidos.

Leia mais »

Central de Atendimento

Segunda à sexta-feira das 08:30h às 18h

4007-2161

Capitais e Regiões Metropolitanas

+55 51 3392-6100

Demais Regiões

+55 51 9 9744-2734

Atendimento por WhatsApp

Participe da nossa lista de e-mail e fique por dentro.

Não perca novas atualizações no seu e-mail