É importante pensar na prevenção antes mesmo que haja um problema.

Mas afinal, porque realmente é tão importante proteger as informações de uma empresa?

É comum que seu valor seja percebido somente quando estão em risco ou são comprometidas.

A informação sempre foi tratada como um fator de preciosidade pelas pessoas.

Dentro do ambiente empresarial, as informações devem

ser tratadas com uma importância ainda maior

 

Reconhecendo as ameaças

 

 Já imaginou ter todo o sistema de TI de sua empresa invadido por hackers e todas as informações sigilosas serem divulgadas?

 

   Mesmo que sua empresa já possua os melhores firewalls, antivírus e sistemas de proteção que garantam 99% da integridade das informações contidas nos seus servidores, é preciso reconhecer que a segurança da informação vai muito além do que simplesmente proteger uma rede corporativa de infecções de vírus ou ainda, ameaças de roubos de informações de um banco de dados.

 

   É preciso avaliar a segurança da informação com todos os aspectos que possam ocorrer para que a informação de uma empresa seja comprometida. Vírus, invasões de hackers, falta de controle de acesso a pessoas não autorizadas, enchentes e incêndios são somente alguns exemplos.

 

 

Segurança da informação não é apenas “um problema de TI”

 

   Quando o assunto é segurança da informação, a grande maioria das empresas deixa a desejar neste quesito. Infelizmente a cultura das corporações envolve deixar de lado os investimentos para manterem as informações seguras, seja por comodismo, por falta de capital de investimento ou simplesmente por acharem inviável tais proteções.

   De qualquer modo, é preciso avaliar que a segurança da informação não deve ser vista como um “problema de TI”, mas sim como uma questão de negócios, onde quaisquer danos com determinadas informações podem causar grandes transtornos posteriores.      

blogstarti_post_63.png

Saiba mais

 

1) Para proteger os ativos da empresa:

 

Seja uma empresa de pequeno ou grande porte, todas possuem informações sigilosas que, se forem extraviadas, poderão comprometer a estrutura como todo, incluindo suas operações e funcionamento. Dentre os documentos que precisam ser mantidos protegidos estão o contato dos clientes e fornecedores, cotações de produtos e serviços, propostas de preços e parcerias com outras empresas, relação de comprovantes e impostos já pagos, entre outros.

 

2) Para cumprir com a ética:

 

Toda empresa possui clientes e parcerias. Logo, manter seguras as informações de terceiros vai além de simplesmente evitar o extravio destas. Deste modo, a empresa deve ter o compromisso e a ética em resguardar os dados que estão em seu poder.

 

3) Para se destacar da concorrência:

 

Pode-se citar como exemplo um comércio eletrônico que atua com transações financeiras online: quanto maior for o nível de confiabilidade e segurança que oferecer aos clientes, maior será o destaque da empresa em relação à concorrência.

 

 

 

 

ant.png

 

 

 

Perguntas frequentes

 

Como montar uma estrutura única e eficaz de segurança de dados?

 

Elaborar um projeto de segurança da rede é um desafio, mas uma solução para esse obstáculo é contar com um bom suporte de TI. A equipe especializada trabalhará não só na elaboração do projeto, mas também na implantação do mesmo na empresa.

 

Quanto devo investir na arquitetura de segurança?

 

O valor a ser investido na segurança da informação vai depender dos objetivos da empresa, assim como do tamanho de sua estrutura. Nesse momento, o melhor é investir em produtos de confiança no mercado — com produtos de alto nível, sua empresa sempre terá acesso às atualizações do sistema, o que irá melhorar a segurança de seus dados.

 

Que produtos utilizar na minha estrutura de segurança?

 

Existem muitos softwares que oferecem ferramentas seguras e eficientes e, portanto, pesquisar sobre as empresas que disponibilizam softwares adequados para o bom funcionamento da estrutura de segurança é algo que deve ser feito com cautela. Opte por empresas de TI que ofereçam uma boa consultoria de implantação de software para segurança virtual, bem como o treinamento para usar as ferramentas com perícia.

Segurança em TI adaptativa

 

 

 

A melhor estratégia de Segurança de TI Adaptativa e Inteligente.

As novas tecnologias chegam às empresas assim como também aos ciberdelinquentes, que transformam vulnerabilidades em riscos organizacionais. Como alcançar uma mudança de paradigma que permita estar um passo adiante dos ciberatacantes?

 

 

Conte com a CGK.

Capturar.PNG